terça-feira, 1 de julho de 2008

Mundo Aquático

Os animais aquáticos constituem um grupo grande e diversificado. Vão desde espécies pequenas e inofensivas aos gigantes e poderosos das águas. Dentro deste misterioso mundo, encontramos os peixes, crustáceos, mamíferos e moluscos.É como uma viagem a um outro mundo dentro do planeta terra.
Os vegetais aquáticos fabricam o alimento necessário a sua vida. Através do processo de fotossíntese, absorvem a energia luminosa do Sol, produzem alimento e liberam oxigênio.
Esse oxigênio se dissolve na água e permite a respiração de todos ao organismos aí presentes. Uma certa quantidade desse oxigênio se escapa da água e se mistura ao ar atmosférico.


A cadeia alimentar
Ex: As algas microscópicas servem de alimento a pequenos animais do plâncton. Estes, por sua vez, servem de alimento a animais maiores, e assim por diante, até chegar aos grandes animais aquáticos.


Cadeia trófica aquática


Fitoplâncton--> Zooplâncton --> Peixe pequeno--> Peixe médio-->Homem.


O modelo de desenvolvimento adotado pelo homem tem se mostrado altamente impactante e insustentável, e entre as mais graves ações humanas contra o meio ambiente podemos destacar: desmatamento excessivo, pesca e caça predatória, introdução de compostos tóxicos no ar, na água e no solo, utilização de compostos radioativos, grande produção de resíduos sólidos, etc. Muitos destes compostos tóxicos tendem a ser absorvidos por organismos e passam a acumular-se tanto no próprio organismo (bioacumulação) como também na cadeia alimentar (biomagnificação), sendo que o próprio homem ocupa uma posição de predador de topo de cadeia e, portanto, é altamente prejudicado por esses compostos.

(Aumento da concentração de compostos químicos na cadeia
alimentar -biomagnificação)



Google

Nenhum comentário: