sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Campanha pela preservação dos recursos hidricos

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em parceria com diversos órgãos de governo - lança neste sábado (19), às 8 horas, em Matinhos (litoral do Estado), a campanha “A Onda Agora é Preservar”, visando a conscientização ecológica, resgate social e saneamento ambiental no litoral do Paraná, direcionadas a jovens e crianças. No lançamento, serão promovidas as oficinas e atividades culturais que integrarão a Campanha nas areias dos balneários de Matinhos, Caiobá, Guaratuba e Ipanema e na Ilha das Peças e Guaraqueçaba. Além disso, serão promovidas apresentações de peças teatrais, museu do lixo, curso para montagem de instrumentos musicais com material reciclado, teatro de bonecos, exposição de animais taxidermizados, sessão de fotos com a Polícia Ambiental, Cinema e teatro na Areia, entre outras atividades recreativas voltadas ao meio ambiente. Com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) a Campanha será promovida durante todo o ano, priorizando as crianças e jovens que vivem no litoral. Entre os principais focos do programa estão a importância da coleta de lixo e reciclagem para melhoria da qualidade de vida no litoral, efeitos de banhar-se em água poluída, uso racional da água e da energia elétrica, ligação dos imóveis a rede coletora da Sanepar, limpeza periódica de fossas sépticas, preservação da fauna e da flora local entre outros.

Pesquisa:Google



Como economizar água?

No banheiro:

Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
Não tome banhos demorados
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro
Conserte os vazamentos o quanto antes

Na cozinha:
Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças
Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada


Só ligue a máquina da lavar louça quando estiver cheia

Na lavanderia:

Não fique lavando aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas
Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal
Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia

No quintal , garagem:
Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira
Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura
Prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas

Nas torneiras:
Não deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque o "courinho". A perda por vazamento em torneiras é muito grande

Pesquisa:Google e do nosso estudo

Alagamentos


Sendo visto Alagamentos

Secas no Nordeste


Sendo visto seca no Nordeste

Enchente



Sendo visto enchentes acontecendo.

Grandes Acidentes com vazamento de Óleo nos Oceanos e Mares

Em fevereiro de 1996, um petroleiro "liberiano" derramou cerca de 70 mil toneladas de petróleo nas costas do País de Gales, mais que o dobro do óleo derramado na tragédia ecológica causada pelo navio Exxon Valdez no Alasca, em 1989. Em março, um navio de "bandeira liberiana", carregado com 950 toneladas de óleo tóxico, encalhou num porto do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Em dezembro, outro navio cargueiro de "bandeira liberiana" se chocou contra um centro comercial às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos, ferindo 140 pessoas. Uma testemunha que sofreu apenas ferimentos leves relatou suas impressões: "Eu vi o barco vindo na nossa direção. Pensei que só fosse atracar. Então, percebi que estava fora de controle e o vi atravessar a vitrine de uma loja e o teto cair sobre nossas cabeças."
O Panamá também contribui com sua frota de ferrugem flutuante para as estatísticas de acidentes com navios. Em julho de 1997, um petroleiro "panamenho" encalhou na Baía de Tóquio e derramou 1.315 toneladas de óleo cru no mar, formando uma mancha de 5,5 quilômetros de extensão.


Pesquisa:Google

Enchentes, alagamentos e seca no Brasil, como isso é possível?

Sim é possível.

As enchentes e os alagamentos são formados por causa do asfalto que é impermeável,que não se infiltra no solo também por causa do lixo que as pessoas jogam no chão,quando ocorre a chuva esse lixo que estava no chão a chuva transporta para o bueiros os entupindo e causando os alagamentos e as enchentes.
A seca....É causada pela falta de chuva por exemplo no Nordeste lá é muito raro chover..As plantas morrem por causa que não tem o que absorver que seria a água para sua sobrevivência e as pessoas muitas morrem porque sem água ninguém absolutamente ninguém vive.
E o causador destes intens é o ser humano , ele faz desmatamento,jogam lixos nos bueiros e muitos outros absurdos.


Pesquisa>nossos estudos

Qual a situação da cidade do Rio de Janeiro? De onde vêm a nossa água?

A água, tão abundante no planeta, pode faltar para o consumo humano! Isto porque, tanto nas cidades como no campo, destruímos as nascentes e poluímos os córregos e rios. Como se não bastasse, desmatamos e alteramos o clima, modificando o ciclo natural de evaporação e chuvas.As poluições presentes nas lagoas,rios,mares é muito grande.Estas poluições levam a vários problemas um deles a morte de muitos peixes.Nisso tudo envolvido há um ecossistema incluindo muitas espécies que estão sendo ameaçadas de istinção como o jacaré de papo amarelo,o Jacú.São vários canais de esgoto sendo jogado e poluindo,também os resíduos químicos lançados de indústrias como o petróleo,o chumbo o óleo.Com o petróleo,o chumbo o óleo são formados manchas negras no mar.Estas situações estão presentes no Rio de Janeiro.


O homem está se esquencendo que é possível viver sem o dinheiro mas sem a água não.

Sabe quando dá aquela sede? Nada mais gostoso do que sentir uma água fresquinha descendo pela garganta, não? E de onde veio esta água? Seja de um filtro ou engarrafada ou dos já tão comuns galões, esta água percorreu quilômetros para estar em seu copo. Envolveu o trabalho de inúmeras pessoas em sua coleta, tratamento, rede de distribuição, embalagem e transporte em caminhões de distribuidoras.

Pesquisa:de nossos estudos

terça-feira, 19 de agosto de 2008


GOOGLE

A distribuição da água segundo as regiões brasileiras

O Brasil detém uma das maiores bacias hídricas da Terra, com cerca de , onde vivem 43% dos brasileiros, conta com 6%. Problemas como desmatamento das nascentes e poluição agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso a água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto. Embora o problema mais visível esteja no semi-árido, com cinco Estados enquadrados nos índices de escassez do Banco Mundial, os maiores conflitos ocorrem na área de mata atlântica, onde vivem 110 milhões de brasileiros.

Google e nossas palavras.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Jade Barbosa

Jade Fernandes Barbosa (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1991) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. É integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina.

[editar] Carreira
Nascida e criada em
Copacabana, no Rio de Janeiro, iniciou-se na ginástica no Flamengo. Jade começou a ganhar destaque ainda como juvenil. Em 2005, foi escolhida para substituir Daiane dos Santos no Pré-Pan do Rio de Janeiro. No ano de 2006, no Sul-Americano realizado na Argentina, obteve novamente bons resultados.
Jade conquistou a medalha de ouro no Mundial juvenil da
Dinamarca no individual geral, além de vencer no solo, na trave de equilíbrio e no salto sobre a mesa.
Em
2007, Jade pôde competir pela primeira vez na Copa do Mundo entre as adultas. Disputou as etapas de Paris, na França e Cottbus, na Alemanha.
Em território francês, foi à final do salto e das barras assimétricas, terminando em quarto e sétimo lugares, respectivamente. O maior feito, contudo, aconteceu na
Alemanha. Depois de alcançar as finais de três aparelhos, levou a medalha de prata no salto, ficando na oitava colocação na trave e na quinta no solo.
Em
2007 Jade disputou os Pan 2007 ganhando a medalha de ouro no salto, prata por equipes e bronze no solo.
Em setembro de
2007 Jade disputou seu primeiro Campeonato Mundial de Ginástica na Alemanha e conquistou a medalha de bronze no individual geral, a melhor participação de uma ginasta brasileira na história da competição.
Em dezembro de
2007, Jade venceu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta feminina de 2007.
Também em dezembro de
2007, venceu o prêmio Melhores do Ano do Domingão do Faustão na categoria Esportista do Ano.
Em Abril de
2008, na etapa do Campeonato Mundial de Ginástica em Cottbus na Alemanha, ela conquistou duas medalhas de prata, sendo uma no solo e e outra no salto sobre o cavalo.
Em Maio de
2008, na etapa de Copa do Mundo de Ginástica em Moscou na Russia Jade ganhou ouro no salto sobre o cavalo com a ginasta russa Anna Pavlova Jade obteve 14.750 a mesma nota da Russa.Ficou em 7º na Trave obteve 13.650 queda. No solo ficou em 7º 13.800 caiu.
No Brasileiro Nacional de 2008 de Junho Jade ganhou 6 medalhas. No solo ficou com 15.300 Média:15.167 Na Trave ela caiu com 13.433 Média:13.300 Nas paralelas ela acertou com 14.933 Média:14.867.


Pesquisa:Google

Google

Mascote de Beijing


Os cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram criados com inúmeras interpretações. A Fuwa, como é chamada, têm as cores dos cinco anéis olímpicos e levam uma mensagem de paz, amizade e boa sorte para todas as crianças do mundo.Os próprios bonecos, que foram desenhados por Han Meilin e anunciados oficialmente em novembro de 2005, são representações de crianças. Eles também remetem a um animal e a chama olímpica: Beibei (um peixe), Jingjing (um panda), Huanhuan (a própria chama), Yingying (um antílope-tibetano) e Nini (uma andorinha) são os nomes dados às mascotes. Para completar, cada uma delas se refere a elementos da natureza, como terra, fogo, água, madeira e céu.A intenção de ser politicamente correto é exposta no significado de todas elas. Dois dos bichos representados estão ameaçados de extinção: o panda e o antílope-tibetano. Este último ainda tem um teor diplomático, já que o Tibete vive em constante conflito com o governo central chinês pela independência da região do oeste do país.O jogo de palavras também mostra a imagem da boa vizinhança chinesa. Se juntados os nomes das mascotes, eles formam a frase "Welcome to Beijing" em chinês (Bei Jing Huan Ying Ni ). Já Fuwa, na tradução, pode ser entendido como "bonecos da boa sorte".(tema livre)
Google

Olimpíadas de Beijing 2008

Acontece, neste mês de agosto, na cidade chinesa de Pequim (Beijing), os XXIX Jogos Olímpicos. A abertura aconteceu no dia 08 de agosto (cerimônia às 20 horas na China e 9 horas de Brasília) e durou cerca de 4 horas. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês. O lema dos jogos será "Nova Beijing (Pequim), Grandes Olimpíadas".

A Cerimônia de Abertura foi vista pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.
Na cerimônia de abertura foram mostrados vários aspectos da história e cultura chinesa. Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, sendo que algumas serão disputadas em Hong Kong, Sha Tin e Qingdao.

As Olimpíadas ocorre num momento de grande desenvolvimento da economia da China. Bilhões de dólares foram investidos na construção de complexos esportivos, sistemas de transporte, alojamentos para atletas, entre outros.

São cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) representando, com suas cores, os cinco continentes e arcos do símbolo dos Jogos Olímpicos.

Serão realizados 302 eventos esportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas
Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica, feita em alumínio, pesa 985 gramas e sua altura é de 72 cm. O propano é o combustível do fogo da tocha. Seu design é baseado nos conceitos de "Olimpíada verde, high-tech e do povo".

Ela foi acesa na Grécia (cidade de Olimpia) em 24/03 e percorreu diversos países do mundo até chegar em Pequim, em 08/08 (dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos).


Medalhas Olímpicas

Nas Olimpíadas de Pequim, as medalhas que já foram confeccionadas com peso de 150 gramas, têm características ligadas à cultura chinesa. Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhas em jade (pedra comum na China). A medalha de ouro apresenta um circulo de jade branco na parte de trás, enquanto a de prata o detalhe será de jade verde claro e a de bronze de jade verde escuro. Na parte de trás das medalhas há o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados. Na parte da frente há um desenho do espírito olímpico. A fita é de cor vermelha (cor predominante na bandeira da China).




Ao todo serão disputadas 34 modalidades esportivas:

· Arco-e-flecha
· Atletismo
· Badminton
· Beisebol
· Basquetebol
· Boxe
· Canoagem
· Ciclismo
· Esgrima
· Futebol
· Ginástica artística
· Ginástica rítmica desportiva
· Handebol
· Halterofilismo
· Hipismo
· Hóquei na grama
· Judô · Luta (livre e greco-romana)
· Natação
· Nado Sincronizado
· Saltos Ornamentais
· Pólo Aquático
· Pentatlo Moderno
· Remo
· Softbol
· Taekwondo
· Tiro
· Tênis
· Tênis de Mesa
· Trampolim acrobático
· Triatlo
· Vela
· Voleibol
· Vôlei de Praia

Cidades onde ocorrerão as competições:

- Pequim: serão 31 locais de provas
- Tianjin: jogos de futebol no Estádio do Centro Olímpico de Tianjin (capacidade para 60 mil pessoas)
- Hong Kong: provas de hipismo na Arena de Hipismo de Hong Kong (capacidade para 18 mil pessoas).
- Xangai: jogos de futebol no Estádio de Xangai (capacidade para 80 mil pessoas).
- Qingdao: competições de vela no Centro Olímpico de Vela de Qingdao (450 mil metros quadrados).
- Shenuang: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Esportes (capacidade para 60 mil pessoas).
- Qinhuangdao: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Esportes (capacidade para 33 mil pessoas).

Voce sabia?

- Durante a história das Olimpíadas modernas várias modalidades foram excluídas do quadro de esportes olímpicos. São elas: cabo de guerra, críquete, croquet, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins, lacrosse, motonáutica, patinação artística, pelota basca, pólo equestre, raquets, roque e rugbi.

- Para participar das Olimpíadas, um atleta tem que ser aprovado pelo Comitê Olímpico de seu país e também pelo Comitê Olímpico Internacional. Deve também participar de torneios oficiais classificatórios (torneios pré-olímpicos). Nestes torneios, o atleta, em sua modalidade, deve obter índices e/ou classificação determinados pelos comitês, que lhe garantam a participação.

- Na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, o velejador brasileiro Robert Scheidt foi o porta-bandeira do Brasil. Scheidt é bicampeão olímpico (em Atlanta 1996 e Atenas 2004).

- Um dos principais problemas que os atletas enfrentarão nas Olimpíadas de Pequim será a poluição do ar. A capital chinesa, em função da grande frota de veículos e das indústrias, é uma das mais poluídas do mundo. No mês de julho, o governo chinês decretou um rodízio de veículos para tentar amenizar este problema.


Google

terça-feira, 29 de julho de 2008

Sim ou não!?


Existem ou existirão Guerras pela água?

Acho que o fim da humanidade, vão haver guerras por causa de água...O ar vai ser tao poluido que vamos ter que viver de máscaras, um outro problema vai ser o lixo vai ter que ser arremessado no espaço pois nao vai haver mais lugar para coloca-lo.O fim da humanidade vai ser horrivel.

Fonte:cabeça e livros

Água doce e limpa

Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

Outros focos de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores.
Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.


Disponibilidade e distribuição

Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.


Água no mundo


A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.

Fonte:Google e cabeça

quinta-feira, 10 de julho de 2008

desastre ambiental...

Gestão de recurso hídrico



Foto tirada do:Google

Preservação da água de nosso Planeta

Como podemos preservar a água?
Pelo uso somente da quantidade que for necessária, sem excesso ou desperdícios.Pela não poluição ou degradação do meio ambiente, com a adoção de posturas responsáveis, como não jogar lixo aleatoriamente, mas apenas nos recipientes próprios ou não derramar óleo de cozinha na pia. No setor público, os responsáveis devem providenciar medidas de tratamento dos resíduos industriais e/ou esgotos. Já no agrícola, os produtores têm de preservar ou recompor as matas ciliares, com a adoção de técnicas adequadas de plantio e conservação do solo. Não devem ainda fazer uso indiscriminado de defensivos agrícolas, entre outros cuidados.
FONTE:Das nossas palavras e site-Google

O desperdício de água

Em várias cidades do Brasil, os mananciais apresentam problemas de poluição e de desperdício de água nas redes de distribuição. A observação é da coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA).
No final do ano passado, o instituto constatou por meio de uma pesquisa que o desperdício de água diário de todas as capitais brasileiras, juntas, seria suficiente para abastecer uma população de 38 milhões de pessoas, por dia. "É praticamente a população da Argentina inteira. Ou seja, a gente perde por dia, antes de chegar à casa dos consumidores, uma quantidade de água muito grande".
De acordo com a coordenadora do ISA, a capital paulista é uma das cidades brasileiras que já vivem chamado "estresse hídrico". "Nós já temos uma produção de água muito próxima do que se precisa tirar dos mananciais para consumo. Mas, apesar disso, nós temos uma perda de água muito grande", disse, ao destacar que em São Paulo, por exemplo, o desperdício chega a 30%.
Retirado-Da nossa cabeça e do Google

Aquecimento global

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O desmatamento



Foto retirada do Google

Interferência

O desmatamento por exemplo é uma interferencia humana no ciclo hidrológico.

Retirado-nossa cabeça

terça-feira, 8 de julho de 2008

Iinterferências humanas no ciclo hidrológico


USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA E IMPACTOS NO CICLO HIDROLÓGICO À medida que a economia foi se tornando mais complexa e diversificada, mais usos foram sendo adicionados aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de tal forma que ao ciclo hidrológico, superpõe-se um ciclo hidrosocial de grande dimensão e impacto ecológico e econômico (3). Este ciclo hidrosocial, que na verdade é uma adaptação do homem às diferentes características do ciclo hidrológico e, também as suas alterações, causam inúmeros impactos.As retiradas totais de água para múltiplos usos estão ilustradas na Tabela 1, a qual mostra um crescimento considerável no volume utilizado.

Retirado-nossa cabeça e do google


Com o aumento e diversificação da atividade econômica, a dependência dos recursos hídricos aumenta, especialmente em regiões com variabilidade anual grande no ciclo e áridas. As pressões sobre os usos dos recursos hídricos provêm de dois grandes problemas que são o crescimento das populações humanas e o grau de urbanização e aumento das necessidades para irrigação, e produção de alimentos. A redução no volume disponível e a apropriação dos recursos hídricos em escala maior e mais rápida têm produzido grandes alterações nos ciclos hidrológicos regionais: por exemplo, a construção de barragens aumenta a taxa de evaporação, a construção de canais para diversão de água, produz desequilíbrios no balanço hídrico, a retirada de água em excesso para irrigação, diminui o volume dos rios e lagos. Igualmente importante do ponto de vista quantitativo é o grau de urbanização que interfere na drenagem e aumenta o escoamento superficial, diminuindo a capacidade de reserva de água na superfície e nos aqüíferos. Os impactos qualitativos são inúmeros e variáveis e têm conseqüências ecológicas, econômicas e sociais e na saúde humana. Por exemplo, a descarga de fontes difusas e pontuais de nitrogênio e fósforo nos rios, lagos e represas, a partir de esgotos não tratados e de usos de fertilizantes produz o fenômeno de eutrofização cujos efeitos ecológicos, na saúde humana e nos custos do tratamento de água são relevantes especialmente em regiões de intensa urbanização como a Região Metropolitana de São Paulo. (4)
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante, ou seja,quase 2/3 do nosso planeta são cobertos de água.

O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.
A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.
Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.

Retirado-Da nossa cabeça e do Google

Biodiversidade

Uma turista ficou encantada de ver as fragatas sobrevoando o barco, mergulhando e pegando peixinhos bem perto de nós. Em seguida, ela acaba seu cigarro e joga-o no mar.
O mesmo mar que alimenta essas aves, as tartarugas, os golfinhos e tantas outras espécies.
Esses animais não mastigam a comida como nós. Eles não tem paladar - portanto não sabem diferenciar um cigarro, uma tampinha de garrafa ou pedaços de sacolas ou embalagens plásticas das “saborosas” algas ou peixes que fazem parte da sua necessidade alimentar. Tá flutuando, é colorido e brilha… é peixe (ou alga). Pense nisso na próxima vez que for dispensar seu picolé, salgadinho, refrigerante ou qualquer outra coisa que você leve para a praia ou rios.

Google

terça-feira, 1 de julho de 2008

Mundo Aquático

Os animais aquáticos constituem um grupo grande e diversificado. Vão desde espécies pequenas e inofensivas aos gigantes e poderosos das águas. Dentro deste misterioso mundo, encontramos os peixes, crustáceos, mamíferos e moluscos.É como uma viagem a um outro mundo dentro do planeta terra.
Os vegetais aquáticos fabricam o alimento necessário a sua vida. Através do processo de fotossíntese, absorvem a energia luminosa do Sol, produzem alimento e liberam oxigênio.
Esse oxigênio se dissolve na água e permite a respiração de todos ao organismos aí presentes. Uma certa quantidade desse oxigênio se escapa da água e se mistura ao ar atmosférico.


A cadeia alimentar
Ex: As algas microscópicas servem de alimento a pequenos animais do plâncton. Estes, por sua vez, servem de alimento a animais maiores, e assim por diante, até chegar aos grandes animais aquáticos.


Cadeia trófica aquática


Fitoplâncton--> Zooplâncton --> Peixe pequeno--> Peixe médio-->Homem.


O modelo de desenvolvimento adotado pelo homem tem se mostrado altamente impactante e insustentável, e entre as mais graves ações humanas contra o meio ambiente podemos destacar: desmatamento excessivo, pesca e caça predatória, introdução de compostos tóxicos no ar, na água e no solo, utilização de compostos radioativos, grande produção de resíduos sólidos, etc. Muitos destes compostos tóxicos tendem a ser absorvidos por organismos e passam a acumular-se tanto no próprio organismo (bioacumulação) como também na cadeia alimentar (biomagnificação), sendo que o próprio homem ocupa uma posição de predador de topo de cadeia e, portanto, é altamente prejudicado por esses compostos.

(Aumento da concentração de compostos químicos na cadeia
alimentar -biomagnificação)



Google

quinta-feira, 19 de junho de 2008




Muitas espécies de animais foram desaparecendo devido à destruição pelo Homem...Interesses econômicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.A África é o continente que mais associamos à natureza selvagem. De fato, muitos dos animais que vemos em jardins zoológicos e circos (os elefantes, as zebras, os macacos, os leões, etc...) são originários de África.Mas a caça furtiva tem vindo a diminuir o número de populações no seu habitat natural (as florestas, as savanas e as montanhas deste continente).Na América podemos encontrar a floresta amazônica, a ela associamos sempre o extenso rio com o mesmo nome e os seus muitos animais e plantas.Na América do Sul o Brasil é de fato o país de referência para quem quer ver no seu estado selvagem o Jaguar, a Arara, o Lobo guará, o Papa-formigas, o Mico-leão, entre outros. Se estes países, de Norte a Sul, conseguirem salvar estas e outras espécies, então será uma vitória para todo o Mundo.


Da nossa cabeça e Google

AJA-2008

Amanda e Joana!!

quarta-feira, 18 de junho de 2008


Estatísticas
Estado: Em vias de extinção
Unidade Social: Individual
Comprimento: 1.4m a 2.8m
Cauda: 60cm a 1m
Altura dos Quartos: 90cm a 1m
Peso: Até 220kg
Maturidade Sexual: Fêmea: 3-4 anos;Macho: 4-5 anos
Época de Acasalamento: Novembro a Abril
Período de Gestação: 95 a 112 dias
Número de Crias: 2 a 4
Intervalo de Procriação: 2 anos a 2 anos e meio
Dieta: Veado, búfalo, javali, gauro e macaco
Longevidade: Até 26 anos em liberdade


Google

No Brasil, o Projeto TAMAR é o grande responsável pela preservação das Tartarugas Marinhas.No Brasil, aqueles répteis que têm um casco grande que carregam para todo lugar são chamados de Tartarugas, Cágados ou Jabutis. Esses nomes dependem do local onde viveAqui no Brasil as Tartarugas são aquelas que vivem no mar, ou seja, são as chamadas Tartarugas Marinhas.
A maior espécie de Tartaruga Marinha, é popularmente conhecida como Tartaruga de Couro, mas seu nome científico, aquele que qualquer pesquisador, independente do seu país pode reconhecer, é Dermochelys coriacea. Difícil, não?
Pois é, apenas o nome científico não muda, o nome popular, aquele que conhecemos, pode sempre variar.


Google e do nosso conhecimento

Últimos quatro rinocerontes brancos são procurados na ÁfricaA União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) está tentando localizar os últimos quatro exemplares do rinoceronte branco do norte, uma espécie de rinoceronte africano a beira da extinção. "É muito preocupante que nas últimas explorações sobre o terreno não se tenha encontrado nenhum rastro dos últimos quatro rinocerontes brancos que restam", disse o médico Martin Nrooks, chefe do grupo de especialistas nestes animais da IUCN, em comunicado difundido nesta terça-feira, 17. "A menos que sejam encontrados durante as buscas intensivas planejadas pela direção da Fundação de Parques Africanos, esta subespécie está condenada à extinção", acrescentou.Segundo dados de agosto de 2006, nesse momento restam apenas quatro rinocerontes brancos vivos, todos eles no Parque Nacional Garamba, no noroeste da República Democrática do Congo, pelo o que esta subespécie está catalogada como "em perigo crítico" de extinção. A dramática diminuição dos exemplares desta subespécie contrasta com o aumento que experimentou a espécie geral dos rinocerontes africanos, que alcançou cifras recorde pela primeira vez em décadas. Segundo os números da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, atualmente há mais de 21 mil rinocerontes africanos.


Google
O panda-gigante é um hóspede muito raro nos zoológicos do mundo.Vive em planaltos e vales a altitudes entre 2.500 e 4.000 metros, de clima frio e nublado.Um inimigo natural do panda-gigante é o cão vermelho, um cão selvagem.O panda-gigante é um animal essencialmente vegetariano. Alimenta-se sobretudo de caules, folhas e brotos de bambu e, na falta destes, de folhas, raízes, tubérculos, frutos e flores de vegetais variados.

Do nosso conhecimenmto e do google
A extinção das espécies de animais têm aumentado cada vez mais e isso requer a conscientização da população para a preservação. Deus deu a todos os animais o dom da reprodução como forma de multiplicação das espécies. Para que essa multiplicação continue em nossos dias é necessário que o homem preserve oferecendo as condições necessárias de sobrevivência aos animais. Só assim, estes poderão continuar a seguir a ordem do grande Criador: "Encham toda a Terra..."
A extinção dos animais prejudica o próprio homem, pois "a simples alteração de um elemento do ecossistema faz com que todo o conjunto seja afetado"..


A extinção das espécies de animais têm aumentado cada vez mais e isso requer a conscientização da população para a preservação. Deus deu a todos os animais o dom da reprodução como forma de multiplicação das espécies. Para que essa multiplicação continue em nossos dias é necessário que o homem preserve oferecendo as condições necessárias de sobrevivência aos animais. Só assim, estes poderão continuar a seguir a ordem do grande Criador: "Encham toda a Terra..."
A extinção dos animais prejudica o próprio homem, pois "a simples alteração de um elemento do ecossistema faz com que todo o conjunto seja afetado"..


Do nosso conhecimento e do google

terça-feira, 17 de junho de 2008